Ultimas

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Sexismo, o que é?




Sexismo é o privilégio dado a determinado gênero e a ideia de uma clara “distinção” entre os sexos em termos biológicos e sociais.
  É muito comum a sua presença nas relações sociais, como a separação entre brinquedos para meninas e para meninos, no tratamento e comportamento que os homens e mulheres devem ter de acordo com seu sexo e outros pontos que nem sempre são observados pela sociedade, que já está acostumada aos limites impostos a cada sexo.
 Alguns exemplos de idéias sexistas são: de que o homem é quem paga conta, quem tem um salário maior, que é quem sustenta a casa, e de quem é o mais forte nela. Assim como a mulher tem de ser frágil, pura, inocente, responsável pelos cuidados na casa e dependente do casamento para ser feliz.
 Deve-se educar as crianças não para diferenciar brinquedos de meninos e brinquedos de meninas, ou atitudes de meninos e atitudes de meninas, mas para saberem que não há distinção obrigatória entre os sexos e ou a superioridade de algum gênero a outro. 
  O sexismo, como instrumento de limitação, rebaixamento de um dos sexos (principalmente com o feminino) e com uso de pressupostos conservadores, não traz, para a sociedade, nenhum bem ou progresso.

 No vídeo a seguir uma garotinha reclama sobre a divisão dos brinquedos por sexo, veja:




Por: Camila Iervese

Postar um comentário

 
Copyright © 2013 Sexo frágil?