Ultimas

domingo, 24 de novembro de 2013

A presença feminina na política em Salvador



   Desde a aprovação do voto feminino, a lei assegurou às mulheres brasileiras tanto o direito de votar em seus representantes como também o de ser votada. Apesar da eleição de uma mulher para a Presidência da República (Dilma Roussef), a representação feminina na política é muito reduzida.

Em Salvador, as mulheres são a maioria da população, segundo dados do IBGE. Mas, apesar dessa grande estatística, na política elas são reduzidas. Na Câmara de Vereadores de Salvador, são apenas 6 vereadoras entre os 41 vereadores.

De acordo com a visão feminista, o preconceito à mulher é um dos principais fatores. Pois, a mulher foi confinada ao espaço doméstico e foi reduzida a matriz dos herdeiros, sendo esse viés econômico e cultural importante na falta de representantes femininas na política.

Contudo, a presença das mulheres nos espaços políticos é muito pequeno, tanto por questões culturais, econômicas ou por valores predominantes da família patriarcal. Portanto esse processo cultural precisa ser passado por uma mudança na educação e na família, para assim atingir a igualdade de direito e oportunidades.



Por: Vanessa Pamponet

Postar um comentário

 
Copyright © 2013 Sexo frágil?