Ultimas

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

O Sorriso De Mona Lisa

 

 Um filme que desperta liberdade e conscientização feminina


O sorriso de Mona Lisa é um filme americano estrelado por Julia Roberts como personagem principal e que recria a atmosfera dos anos 50. A obra fala sobre o papel da mulher na sociedade, as limitações encontradas por elas, o preconceito da sociedade e até mesmo das próprias mulheres que consideram essas limitações como papeis e obrigações próprias do sexo feminino.
   No filme, a professora de artes, Katherine Watson, é convidada para ensinar no melhor

colégio feminino dos Estados Unidos - um internato com as mulheres mais inteligentes e espertas do país e, ao chegar, tem uma surpresa: O único e maior objetivo dessas talentosas mulheres era: Casar-se. 
    Indignada, Katherine (inteligente e progressista) tenta e consegue mostrar para algumas dessas garotas que elas não são limitadas por ninguém, nem por seus maridos - o que seria uma nova e forte contradição aos moldes dos anos cinquenta.
   Por fim,  filme mostra em como os costumes mudam e se adaptam aos novos modelos de sociedade e como isso é importante para a não-opressão de nenhum grupo da sociedade, nesse caso em especial, as mulheres.





Entenda o título do filmeO título do filme é baseado na obra de arte de Leonardo da Vinci, Mona Lisa, mas especialmente, no sorriso enigmático da pintura que, mesmo depois de tantos anos, ainda desperta o interesse e curiosidade de artistas e cientistas. 
  O sorriso da Mona Lisa já passou por várias interpretações, mas, no filme, ele é interpretado como um sorriso da mulher que sorri para o mundo, mas que não está verdadeiramente feliz, pois ela não quer sorrir, apenas tem de fazê-lo. 
    Essa identificação com o filme, acontece nos momentos em que as personagens se recusam a exercer seus papeis padrões da época, um grande passo que as diferencia da moça na obra de arte.


Trailer do filme:




Por: Camila Iervese


Postar um comentário

 
Copyright © 2013 Sexo frágil?