Ultimas

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Revolução Sexual

  

O que foi a revolução ou libertação sexual? 
    
  A revolução sexual é o fenômeno da modernidade que trouxe uma maior libertação e miscigenação entre os sexos, principalmente no mundo ocidental e acontece entre os anos 60 e 70.
  A revolução teve forte presença dos grupos feministas, defendendo a independência da mulher e sua igualdade numa sociedade altamente patriarcal e machista.
 Até a revolução, a mulher seguia fielmente um estereótipo de beleza e comportamento e exercia suas tarefas domésticas – que eram ensinadas desde pequenas pelas mães, a então responsável pela educação dos filhos e cuidados da casa. 
   Sustentadas pelo marido, a mulher começa a deixar isso de lado e entrar no mercado de trabalho durante e após a segunda guerra mundial. Recebiam salários inferiores, o que era uma boa oportunidade para o aumento de capital das grandes corporações (pagando menos pelo mesmo trabalho) e o que também foi uma futura insatisfação para as mulheres.
  Avanços como a legalização do aborto, camisinha, pílulas anticoncepcionais e um grande desenvolvimento na obstetrícia foram alguns dos fatores que desencadearam essa revolução ou apareceram após esta – o que além de aumentar a longevidade da mulher, permitiu o abandono das tarefas domésticas e do cuidado dos filhos, se esta não fosse a sua escolha.
 Com maior espaço, adesão e aceitação social da mulher no trabalho, na política e na vida social, na independência feminina em relação ao casamento  e outros fatores, fizeram da revolução sexual o início da  igualdade dos sexos numa luta que existe até os dias atuais.





Por: Camila Iervese

Postar um comentário

 
Copyright © 2013 Sexo frágil?