Em busca de promover a marca
de um produto, as propagandas estão cada vez mais apelativas e utilizando a
imagem da mulher como objeto de consumo e êxito no mercado publicitário. Para
isso, reforça diversos estereótipos da figura feminina como: “mulher símbolo”,
“mulher ideal”, “mulher ilusão” e principalmente, “mulher sensual”. Com isso,
promovem um efeito pedagógico negativo sobre meninas e meninos.
Muito se discute sobre a
exploração publicitária do corpo da mulher, especialmente nos anúncios
publicitários de cerveja. As garotas-propaganda dos anúncios de cerveja
representam estereótipo padrão de beleza brasileiro, que são mulheres
consideradas bonitas e atraentes, representantes do que muitas consumidoras do
produto querem ser e do que muitos
consumidores do produto querem ter.
O corpo feminino não pode
ser um simples objeto do mercado publicitário trazendo a necessidade de estar
sempre saudável, perfeito e bonito para ser exposto, tratando-a de forma
preconceituosa e cheia de estereótipos, onde além de ser bem sucedida, boa
esposa e mãe – pelas cobranças sexistas – ela tem que ser jovem, magra e bonita.
Contudo, a imagem da mulher nos
meios de comunicação é tema muito questionado, pois esta problemática tem um
grande impacto na cultura, nas questões das diferenças e consciência das
pessoas, onde a mídia além de vender seu produto, vende uma imagem e impõe
comportamentos à mulher.
Por: Vanessa Pamponet
Postar um comentário