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domingo, 24 de novembro de 2013

O tratamento para com a mulher na publicidade brasileira




Em busca de promover a marca de um produto, as propagandas estão cada vez mais apelativas e utilizando a imagem da mulher como objeto de consumo e êxito no mercado publicitário. Para isso, reforça diversos estereótipos da figura feminina como: “mulher símbolo”, “mulher ideal”, “mulher ilusão” e principalmente, “mulher sensual”. Com isso, promovem um efeito pedagógico negativo sobre meninas e meninos.
Muito se discute sobre a exploração publicitária do corpo da mulher, especialmente nos anúncios publicitários de cerveja. As garotas-propaganda dos anúncios de cerveja representam estereótipo padrão de beleza brasileiro, que são mulheres consideradas bonitas e atraentes, representantes do que muitas consumidoras do produto querem ser e do que muitos consumidores do produto querem ter.
O corpo feminino não pode ser um simples objeto do mercado publicitário trazendo a necessidade de estar sempre saudável, perfeito e bonito para ser exposto, tratando-a de forma preconceituosa e cheia de estereótipos, onde além de ser bem sucedida, boa esposa e mãe – pelas cobranças sexistas – ela  tem que ser jovem, magra e bonita.

Contudo, a imagem da mulher nos meios de comunicação é tema muito questionado, pois esta problemática tem um grande impacto na cultura, nas questões das diferenças e consciência das pessoas, onde a mídia além de vender seu produto, vende uma imagem e impõe comportamentos à mulher. 




Por: Vanessa Pamponet

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